O Bom Senso no Terras do Ave

* Aqui encontra os artigos publicados no jornal vilacondense, Terras do Ave, escritos pelos autores d' O Bom Senso: Luís Soares e Nuno Miguel Santos*

Os textos são aqui publicados duas semanas após a sua publicação no jornal.

O Bom Senso

Jornal Terras do Ave

Publicado no Jornal de

15 julho, 2005

O Presidente de Algures

[Discussão entre o presidente da Câmara Municipal de Algures (PCM) e um dos presidentes da Junta de Freguesia (PJF) desse concelho:]

Brasão de Algures



PJF: - Senhor presidente, como já lhe tive oportunidade de dizer anteriormente, as verbas que nos disponibiliza são insuficientes, considerando as necessidades desta freguesia.

PCM: - E eu já lhe disse que não há dinheiro para luxos!

PJF: - Se entende que luxo é a população ter acesso a água potável, a uma rede de esgotos completa ou a estradas em estado razoável, para não dizer bom, não deve estar a ser sincero consigo próprio ou então, e peço desculpa, deve andar a “fazer pouco” dos outros. Digo eu…

PCM: - Vamos lá ver se nos entendemos. Você sabe muito bem que a Câmara não anda a nadar em dinheiro. O problema não é meu; até tenho aí alguns bons projectos em mente, mas a Capital não nos financia como queremos.

PJF: - Há anos que o ouço dizer que o problema não é seu. Você é eleito para representar todas as freguesias do concelho e assegurar, no mínimo, que todas as necessidades básicas são satisfeitas. Não é a pôr candeeiros e a arranjar jardins nalguns sítios, enquanto há pessoas que subsistem com poços e são obrigadas a limpar as suas próprias fossas.

PCM: - Quem é você para me vir aqui dizer isto? Eu sou um homem de Esquerda! O meu interesse é o povo!

PJF: - Isso já eu sei há muito tempo! O problema sempre foi a índole do seu interesse pelo povo, tanto que, nas últimas eleições, disse que só distribuía verbas se o seu partido ganhasse na minha freguesia! Mas olhe que o povo não vai cair toda a vida na sua ladainha!

PCM: - Isso é tudo mentira! Se diz isso outra vez “meto-o” em tribunal! Em toda a minha vida de político procurei ser justo para com todos. Se o povo vota em mim é porque está satisfeito!

PJF: - Não meu caro; o povo que diz estar satisfeito é aquele que você mais favorece financeiramente. Diga-me lá se isso é o seu conceito de justiça e de Estado democrático de Direito! Os que votam em si, continuam a fazê-lo porque lhes satisfaz os tais luxos; os outros, que são minoria e vivem na periferia, vêm o seu voto sem efeito.

PCM: - Isso é a sua opinião e cada um tem a sua. Não contesto. Estou de consciência tranquila.

PJF: - Consciência é que cada um tem a sua. Senhor presidente, factos são factos, mas adiante. Agora que começou a época balnear, estou preocupado com a qualidade das praias do concelho de Algures. Onde é que estão as bandeiras azuis? Quero mandar limpar a praia e não há verbas. Quero pôr a praia apresentável e não há verbas. Quero fazer tratamento de esgotos e não há verbas. Senhor presidente, explique-me uma coisa: se já não há verbas durante o resto do ano, então quando é que vai haver?

PCM: - Você não se enerve! Tenha calma que tudo se há-de resolver. Já tenho tudo planeado para o próximo mandato. E acredite que as suas preocupações serão atendidas.

PJF: - Muito bem. Eu, caso seja eleito, cá estarei para tratar disso com o próximo presidente.


Luís Soares
Nuno Miguel Santos